- Área: 355 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ricardo de La Concha, Regina Gracía Rojas
-
Fabricantes: CASTEL, David Pompa, Escenium HAUS, Grupo Tenerife, La Metropolitana, MACERE México
Casa m é uma casa de campo localizada em Avándaro. No processo de projeto, o contexto imediato (floresta) e a tipologia (casa de campo) foram os conceitos de maior relevância. A casa se desloca para o fundo do lote, em uma área livre de vegetação. A arquitetura pode ser desenhada a partir de constantes fundamentais, o exemplo mais comum, o isolamento.
Neste caso decidimos dar atenção à chuva e aos efeitos que ela tem sobre a arquitetura. O som que ela produz quando cai sobre a telha, o piso, a vegetação, ou mesmo sobre a água. O cheiro da umidade e dos materiais quando se molham. O fluxo do espaço do interior ao exterior quando a chuva os envolve. O resultado é uma planta em forma de L que concentra todos os dormitórios, e que é interceptada no centro por um plano retangular que contém os espaços públicos e termina em uma piscina.
Ainda que estejam dentro do mesmo volume, dois dos dormitórios têm acesso por corredores externos, restringindo a ação de entrar e sair da casa. Nesse perímetro foram desenhadas janelas altas que rodeiam as áreas, recortando diversas vistas da floresta e captando o isolamento do sul no inverno. Os materiais precisavam ser diferentes, e isso é perceptível em duas áreas, as "úmidas e secas". Uma parede de pedra atravessa a casa do exterior para o interior, fazendo uma conexão entre os materiais externos e internos (ou úmidos e secos).